Humanart – “Fóssil”

Mutações

Por Phil Peres

Juntamente com os Destroy (com quem deram alguns concertos, possivelmente por alturas do bar local Misfits), os Humanart terão sido das primeiras bandas de Santo Tirso a obterem algum reconhecimento fora de portas.
Na viragem do milénio editam o mui bem-recebido Demo/EP “Fóssil” de forma independente, em formato CD. Um lançamento que se pauta por um Black melódico/sinfónico de elevada qualidade, embrenhado em momentos ora mais ritmados ora mais “imersivos”, com direito a alguns solos que ficam no ouvido, assim como teclados que transportam o ouvinte a um lugar místico. Notam-se influências de projectos como Bal-Sagoth, Varathon, Cradle Of Filth e Limbonic Art, sem nunca se colarem verdadeiramente a nenhuma das bandas acima mencionadas. Dos quatros temas destacam-se “Immortal Dream” ou o tema de abertura “Afraid Of You Own Shadow”.
Aqui se deu o início da caminhada do mentor JJ mas, ao contrário da maioria das bandas, os Humanart começaram a sua carreira de uma forma mais melódica e quiçá acessível, continuando depois por um trajecto mais virado para o Metal Extremo (Black Metal mais feroz com algumas influências de Death Metal).

Baú do Dr. Phil #16: Humanart – “Fóssil”

Baú do Dr. Phil |