Views

Edição de Autor
Setembro 2022

Rosa Soares

“Ant” é o mais recente trabalho de A Constant Storm, projecto a solo de Daniel Laureano, que para este álbum conta com a colaboração de dois convidados: André Cardoso na bateria, teclas e algumas orquestrações e Maria Ana Guimarães no piano. Lançado em formato digital e em CD no passado mês de setembro, “Ant” é composto por oito faixas que só fazem sentido quando se ouvem pela ordem apresentada, pois para além de ser um álbum conceptual, é também uma magnífica composição de ópera rock, onde cada faixa é um ato resultante do anterior e criador do seguinte.

Conceptualmente, “Ant” relata a história de uma formiga que vive numa colónia subterrânea, e que por acção de uma toxina lançada pelos humanos para debaixo da terra, começa a desenvolver propriedades humanas. Quando começa a ter consciência da sua transformação sente necessidade de sair do seu mundo subterrâneo e ascender à superfície. Após o relato da sua ascensão, a superfície é atingida e com ela a consciência de que afinal Soldier (como é apelidada a formiga protagonista) é apenas mais uma numa imensidão de outros e não a única como se julgava. Tudo isto nos é contado pela voz de Daniel, que num dueto vocal consigo próprio, nos consegue transportar para a emoção de cada momento, desde o êxtase à ansiedade, tensão ou desilusão.

Musicalmente, de fortes influências do rock progressivo dos anos 70 e das sonoridades góticas (para além de muitas outras nuances), com uma composição lírica muito diferente do que estamos habituados, “Ant” é um álbum que requer atenção por parte do ouvinte. Para se ouvir e perceber o álbum na sua totalidade são necessárias uma pré-disposição e uma entrega ao momento.  Não é um álbum de companhia, daqueles que ouvimos enquanto fazemos outras tarefas. Não! “Ant” é um álbum que exige a atenção de todos os nossos sentidos, que solicita toda a nossa concentração.  Porque “Ant” é uma reflexão sobre a humanidade, sobre nós próprios e que nos abala conceptualmente quando assimilado na sua totalidade.

A Constant Storm – “Ant”

Discos |