
Firecum Records
Junho 2021


Carlos Guimarães
Os Alastor são o primeiro projeto criado pelo J.A., no longínquo ano de 1988, mas cedo “substituídos” pelos Decayed em importância na carreira deste icónico músico nacional. Retomados em 1996, este grupo tem efetuado lançamentos regulares mas dependentes do percurso dos Decayed e dos outros mil e um projetos do guitarrista. A grande surpresa neste novo disco é a presença de Lex Thunder (Toxikull) que confere a este registo o seu toque único, ou não fosse ele um dos mais talentosos vocalistas da nova geração do metal nacional.
Ao contrário do que o título do álbum poderá indicar, os temas neste disco são cantados em português, com malhas como “Massacre profano”, “Ritos de Invocação”, “Que se abram os portais” ou “Ascensão da Besta” a destacarem-se das demais. Claro que, por tantas vezes ter visto o Lex a cantar em português, alguns temas nos remetem para a fase inicial Midnight Priest. Mas, em termos gerais, temos musicalmente uma mistura equilibrada de thrash com heavy metal mais clássico, embora sempre com aquele toque personalizado do J.A..
Este é um daqueles discos que não cansa ouvir e que está mesmo a pedir que seja tocado ao vivo. Esperemos bem que sim e que esta parceria se mantenha para os próximos trabalhos dos Alastor porque funciona na perfeição.