Views

Black Metal ataque

Por PHIL PERES

Os Decayed são a mais antiga e a mais importante banda do panorama do BM Português ainda em atividade, isso é ponto assente.

Formados em 1990, ainda sobre a designação Decay, no ano seguinte alterariam definitivamente a sua designação para a atual. Os Decayed são a criação do Mestre J.A., inspirados no legado deixado pelos Venom, Bathory. Celtic Frost ou Bulldozer. Desde cedo muito ativos, quer ao vivo, quer em disco (álbuns, EPs ou Splits com outras bandas), tornaram-se rapidamente num caso de sucesso nacional/internacional pela sua fúria, perseverança e sobretudo uma larga coleção de temas memoráveis. Neste disco isso é elevado ao extremo (bom gosto), quer na musicalidade, quer em todo o artwork e sobretudo nas letras simples mas cativantes para o fã do estilo.

“Nockthurnaal” pode não ser um disco consensual entre os fãs mas o que este disco nos transmite é que não é preciso ser-se inovador nem muito original para se fazer grandes temas como por exemplo o tema de abertura intitulado “Black Metal Onslaught”, que é aquilo que se encontra aqui, um ataque de Black Metal segundo as “regras” dos anos 80. Isto bem antes de a Noruega ter redesenhado todo um estilo que definiu muito daquilo que foi o Underground mais negro dos anos 90 e seguintes. Por aqui encontramos também além da habitual descarga infernal de riff e solos, alguns ocasionais teclados e vozes femininas, dando-lhe mais um toque de melodia que fazem este disco se destacar de muitos outros.

“Queen of Hades”, “Hell-With” ou a faixa cantada totalmente com o sugestivo nome de “Na 13ª Lua Cheia” são alguns dos destaques deste longa-duração, além de algumas covers dos seus ídolos como faixas extra.

Como disse J.A. há uns largos anos, “se um CD ocupa 80 minutos, porque não enchê-lo de música?!”.

Acreditem, vale bem a pena. Satanás pode e deve estar orgulhoso destes seus discípulos.

https://decayed666.bandcamp.com/album/nockthurnaal

Baú #3: Decayed: “Nockthurnaal”

Baú do Dr. Phil |