“(Oh, os tempos antigos… Honra, glória e pureza;
a luta pelo nosso estandarte continuará,
com a chama de novo acesa!)”

Por PHIL PERES

Arcane Wisdom foi um projeto de estúdio que durou basicamente 3 anos, tenho lançado uma demo e um EP criado no início do século por elementos de Hordes Of Yore e Sirius. Nesta formação sobressaía o multifacetado Daniel Cardoso, atual músico dos britânicos Anathema.

O que ouvimos neste primeiro trabalho é um Black Metal melódico com algumas doses de Folk/Viking Metal, na onda de uns Borknagar ou Vintersorg, mas também com algumas passagens mais épicas ao bom estilo de uns Bal-Sagoth, mantendo sempre um toque verdadeiro e muito pessoal.

A juntar a isto tudo, temos alguns instrumentos mais exóticos, não tão utilizados no Metal mais extremo, como por exemplo Gaita-de-foles ou Clarinete, conferindo à sonoridade da banda uma nova dimensão, aliada ao excelente trabalho de composição e execução demonstrado por estes 4 músicos. Além do já mencionado Daniel Cardoso, temos aqui também Ravenmoon e Sethlad que mais tarde fundariam o projeto Vertigo Steps.

As letras são outro ponto muito forte deste registo, quer em Inglês quer nas partes cantadas na língua de Camões, como no tema final intitulado “Abyssic Wrath of the Death-Philosophy (Once a Proud & Ancient Civilization)”.

Esta bela demo saiu apenas em CDR, limitado a 50 cópias (uma delas está bem guardada aqui em casa), infelizmente o projeto terminou dois anos depois do lançamento digital do EP “Relics of Elder Might.”

Para a história fica este pequeno grande registo, num dos raros lançamentos do género em Portugal.

Baú #4: Arcane Wisdom: “Of Ages Ere The Sun”

Baú do Dr. Phil |