Harum – “The Creation”

Heavy Metal Algarvio

Por Phil Peres

Nascidos no longínquo ano de 1989, os Faro…perdão, os Harum (nome romano) nasciam na bela capital do Algarve.

Duas demos e seis anos depois este álbum via finalmente a luz do dia. O que aqui temos é algo entre o convicto Heavy Metal tradicional e a fúria do Thrash metal com temas bastante orelhudos, quer nos solos de Gualter e Nuno Fernandes, cheios de melodia, quer no ritmo pulsante de baixo e forte da bateria e na voz acutilante de Rui Santana.

A produção é bem adequada aos tempos áureos dos estilos aqui apresentados, quer na captação quer na execução, João Mendes, o baixista da banda fez aqui um ótimo trabalho.

Os destaques vão para temas como o tema-título The Creation, Holy Truth ou a terceira parte de “Cemitérios”, iniciada na 1ª demo da banda. Não estranhem se aqui e ali parecer que estavam a ouvir um Beneath The Remains ou 45 minutos de um disco subsidiário e por isso se calhar não teve o reconhecimento e a atenção devida, além da distância e isolamento a que o Algarve estava votado por altura de 1995. Têm assim um bom motivo para descobrir um disco de bom Heavy Metal feito em Portugal, a meio dos anos 90 e de uma banda que para variar um pouco não vinha nem do Porto nem de Lisboa.

Baú do Dr. Phil #18: Harum – “The Creation”

Baú do Dr. Phil |