Disaffected – Vast

Um vasto e longo amanhã

Por Phil Peres

Decorriam os inícios dos 90´s e uma banda Italiana metia os pés aqui em Portugal pela 1ª vez, uma das muitas que vieram nessa onda mas que se destacaram de tantas outras. Essa banda eram os Sadist e a abertura ficou a cargo da banda do Baú de hoje. Falo nem mais, nem menos, dos Disaffected que ainda se encontravam nas suas maquetes, com um tecnicismo e experimentalismo ainda numa fase extremamente embrionária (a meu ver pelo menos).

Todavia, tudo muda em 1995. A banda formada por José Costa na voz (também vocalista dos icónicos Sacred Sin que, nesse mesmo ano editam a segunda “letra da morte”, “Eye M God” pela Dínamo Discos), Sérgio Paulo nas guitarras e António Gião no baixo, Fátima Jerónimo nos teclados e Joaquim Aires na bateria lança o LP “Vast”, pela Skyfall Records, que a nível de experimentalismo, tecnicismo e imersividade, a nível nacional, no mesmo patamar, só encontro mais três ou quatro lançamentos: “Infinity…” dos Desire, “Abstract Divinity” dos Thormenthor, o “Perspective” dos Shrine e a recentemente reeditada maquete dos Hardware. Um disco possivelmente não muito fácil de assimilar, porém, para fãs de bandas como Atheist, Cynic, Supuration, Loudblast, Death (na sua fase mais técnica), os próprios Sadist e, até um certo ponto, talvez até mesmo os Kataklysm, é um diamante em bruto que, em nada, fica a dever às bandas previamente mencionadas. Tanto que, nesse mesmo ano, são convidados a gravar uma cover de Slayer para o “CD Slatanic Slaughter (A Tribute To Slayer)” onde estavam bandas como Enslaved, Dissection e Hypocrisy, só para citar algumas.

Concluo dizendo que apesar do disco estar descontinuado há imensos anos, há relativamente pouco tempo foi reeditado com alguns extras numa luxuosa edição digipack que incluí ainda uma rehearsal demo de 1994 e a tal cover de Slayer. Por fim destaco o temas “No Feelings Left”, “Desire Me Not” e sobretudo o tema “The Praxis Of The Non-Being”, o 1º tema que ouvi do disco na rádio na altura (não me recordo se foi nos Caminhos Metálicos), e que é uma das grandes faixas do death metal Português.

Baú do Dr. Phil #51: Disaffected – “Vast”

Baú do Dr. Phil |