
Raging Planet
Novembro 2021


Carlos Guimarães
Os Black Hill Cove são o novo projeto criado por Nuno Aguiar Loureiro, guitarrista e produtor com um trajeto ímpar na cena nacional, marcado por passagens, como guitarrista e/ou vocalista, por bandas de referência como Exiled, Grog, Painstruck ou Squad. A ele se juntaram o baterista João Cabrita Silva e o vocalista Rui FAC (de Grankapo) para, em 2020, formarem estes Black Hill Cove. Depois de alguns singles de apresentação surge-nos esta estreia “Broken”, uma das mais interessantes propostas nacionais deste ano.
Aqui podemos desfrutar de uma mistura de thrash metal moderno com hardcore, onde a inclusão de elementos eletrónicos consegue soar completamente natural e não forçada como em muitos outros casos. São doze temas num álbum iniciado (“Trindade”) e encerrado (“O tempo não volta atrás”) por dois instrumentais, curiosamente os únicos com títulos em português, e que nos deixam presos à audição pela sua intensidade e coesão. O principal ponto diferenciador deste “Broken” é sem dúvida a voz de Rui FAC que nos traz linhas vocais e uma forma de “atacar” os temas muito próprias.
Apesar de serem um nome novo no panorama nacional é evidente que se nota aqui muita experiência e uma ideia muito bem definida em relação ao que a banda quer. Agora resta esperar pela rodagem ao vivo destes temas porque muitos deles nota-se que foram criados para isso.