
Gruesome Records / Nox Liberatio Records
Outubro 2022


João Paixão
Os bracarenses Hunted Scriptum apresentaram-nos, no final de 2022, o seu primeiro álbum, intitulado “Paracusia”. Apesar de estarem reunidos desde o longínquo ano de 2005 e manterem uma formação constante, a banda encontrou várias adversidades que foram adiando o lançamento. Porém, já está cá fora e isso é que importa.
A temática da banda gira em torno das doenças do foro psiquiátrico, sendo que a banda costuma-se apresentar vestida a rigor, com batas hospitalares, colete de forças e máscaras cirúrgicas, bastando olhar para o nome dos temas para perceber que nada foge à regra.
Já o nome escolhido para o álbum, faz todo o sentido e encaixa-se obviamente neste imaginário. “Paracusia”, por definição, remete-nos a uma condição psiquiátrica em que existe uma alucinação sobre a forma sonora, que pode incluir até mesmo música, e que está associada a doenças como a esquizofrenia.
Comecemos pelo fim, com a curiosa faixa “Melancolia”, single que já tinha sido lançado em 2012 e que integrou o quarto volume do projeto “À Sombra de Deus”, projeto esse mentorado por Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta). Surge agora remasterizado, ainda que com diferenças do resto do álbum. Os vocais são mais percetíveis, mas executados de forma menos madura e o baixo surge com um tom algo peculiar.
O álbum como um todo é uma peça de death metal sólido, feito à moda antiga, porém, pede um pouco mais de aventura por caminhos desconhecidos. Ainda que surjam alguns embelezamentos com riffs mais ambientais e técnicas vocais alternativas, como é o caso de faixas como “Mindless” e “Understatement of the Mind”, fica-nos a faltar algo mais.
Destaco a segunda faixa “Insane Blood Hallucinations”, que nos leva tanto no seu groove como nas descargas e que conta com a bateria a mostrar trabalho sólido. Também a quarta faixa, intitulada “Slay, Kill and Torture” é um ponto de referência, começando pela paisagem sonora que abre a faixa e que nos prepara para a chacina e passando pela forma como a banda devaneia pela faixa, tornando-a pouco linear e a mais forte do álbum.
“Paracusia” é um bom primeiro álbum para os Hunted Scriptum e para aqueles que apreciam um death metal enraizado nas origens, porém, pede um desejo extra de explorar mais, deixando-nos ansiosos para aquilo que poderá ser o próximo álbum.