Views

Edição de Autor
Setembro 2022

LordSir SetePeles

Inhaling é um projeto surgido da mente de Max Tomé (Colosso e Axia) e Miguel Inglês (Equaleft e Axia), algures durante a pandemia. Dois músicos sobejamente conhecidos e prolíferos na cena metal portuguesa, que desta feita uniram mais uma vez forças (negras) para nos fustigarem os sentidos com este seu novo projeto. Nos Inhaling apresentam-nos uma sonoridade fortemente enraizada na cena industrial, notoriamente influenciada pelos carismáticos Godflesh, influência essa assumida pela dupla, com riffs djent que nos remetem para uns Meshuggah mas não só. São também notórias as melodias de paisagens negras e desoladoras de fundo que nos recordam por vezes certas passagens dos Colosso, não fosse o estratega por detrás da composição instrumental dos temas o Max Tomé.

Estamos, portanto, perante um disco de difícil assimilação e absorção com temas contundentes de descargas corrosivas, riffs castigadores e masoquistas repetidos até a exaustão como manda a cartilha, que requerem do ouvinte total concentração e várias audições para absorver todo este turbilhão de negritude devastadora que nos tolda os sentidos e nos deixa a massa encefálica em papa (só acontece aqueles que a possuem, aos restantes fiquem tranquilos que não vos acontece rigorosamente nada).

Para quem não está familiarizado com estas sonoridades mais abrasivas aconselha-se o consumo moderado e sempre com supervisão de alguém idóneo e responsável, pois o produto contem substâncias altamente viciantes e alucinogénias. O seu consumo em doses industriais causa dependência e é altamente aterrador para mentes mais fragilizadas o que pode conduzir à loucura e a cometer atos de extrema violência contra terceiros e contra à sua própria vida.

“Darkest Black” inicialmente foi idealizado para ser um EP, mas a circunstância pandémica deu aos seus criadores tempo para que estes pudessem trabalhar em mais material e ao mesmo tempo que as músicas fossem evoluindo e amadurecendo calma e naturalmente, ganhando desta forma outra dimensão. É notório que nenhum pormenor foi descurado ou deixado ao acaso, desde composição, musicalmente, liricamente, mistura ou produção. Não me vou colocar aqui a destacar esta ou aquela malha pois todo o álbum funciona e flui naturalmente como um todo.

Inhaling – “Darkest Black”

Discos |