
Amazing Records
Janeiro 2022


Roberto Raposo
Este é o segundo disco dos Invoke, lançado no dia 6 de Janeiro pela Amazing Records, mas confesso que só agora fiquei a conhecer a banda, apesar desta já cá andar desde 1996.
“Deo Ignoto” oferece-nos 8 temas que caminham sobre a tênue linha entre o black e o death metal atmosférico e que prima por uma produção limpinha que neste caso em nada diminui o seu som. Afirmo isto porque sou grande fã das produções sujas dos anos 80 e 90 e normalmente não gosto destas produções muito polidas. Apesar de notoriamente se ouvir aqui grande influência das sonoridades dos anos 90, também se nota alguma influência dos sons mais modernos, sendo que a nível instrumental têm umas composições muito bem conseguidas, com um som harmonioso, apesar de rápido e pesado.
A nível lírico, as letras, todas elas em português, rodam à volta da glorificação da alma e espírito lusitano, letras essas que têm o dedinho do grande Lino Miguel (vocalista de Bruma Obscura e Cavemaster), e onde se destacam as faixas “Glória da Vitória Lusitana” e “Matança”.
No geral, um excelente disco para se desfrutar e degustar calmamente de forma a “apanhar” todos os pormenores e ambientes muito bem conseguidos nestas oito faixas. Sem dúvida, um sério candidato a disco do ano.