
Blood Harvest
Dezembro 2021


Adelino Oliveira
Explosões vulcânicas não é certamente um tema muito abordado por bandas de metal, ainda para mais se estivermos a falar de death metal, mas os Phenocryst basearam liricamente o seu trabalho de estreia “Explosions” neste assunto. Trata-se de um EP composto por 5 músicas, sendo uma instrumental, que se distribuem em 23 minutos. Cada segundo deste trabalho vale muito a pena, numa descarga de death metal, de ambiências obscuras, que entra diversas vezes no doom, que por vezes me trás à memória uns Paradise Lost da fase de “Lost Paradise”, mas mais absorvidos pela brutalidade do death metal.
Alguns dos elementos dos Phenocryst carregam já muita rodagem nas costas e temos aqui músicos de bandas como Sepulcros, Concilium, Summon ou Scum Liquor.
O EP abre com “Fumarole Emanations” ao som de uma distorcida guitarra que evolui para uma bruta descarga de death metal sujo e corrosivo no bom sentido, pois aqui a aposta não é metal cristalino. “Phreatic Explosions” é um tema violento, de deixar uma plateia em mosh puro e duro, com uma secção rítmica que nos cilindra e que curiosamente encerra num ritmo mais lento. O tema que se segue “Pyroclastic Flows” vem na mesma pedalada e dá continuidade, como se uma erupção estivesse mesmo ali ao lado. Tentei destacar um ou outro tema, mas todos eles são equivalentes e demonstram bem que estamos perante uma estreia acima da média e um dos grandes lançamentos de death metal do ano de 2021, a nível nacional.
Resta aguardar pelo primeiro álbum, porque “Explosions” abriu a curiosidade e elevou as expectativas.