
Gruesome Records, Raging Planet, Regulator Records e Ring Leader Records
Setembro 2021


Carlos Guimarães
Através de uma edição quadripartida Gruesome Records, Raging Planet, Regulator Records e Ring Leader Records, chegou-nos quatro anos após o seu antecessor “Every Red Heart Fades to Black”, o terceiro álbum dos Redemptus.
A banda agora composta por Paulo Rui, Pedro Simões e Marco Martins, continua a mover-se com um à vontade surpreendente pelos meandros do sludge/ doom/ post-metal, criando ambientes sonoros envolventes que nos prendem desde o primeiro bater do coração e dos primeiros acordes do tema-título que abre o disco. A forma angustiante como as letras são vociferadas pelo Paulo Rui agudiza essa sensação de sufoco, desespero e constrição que nos é transmitida pela música. Malhas como “Still Resemble the Silence” ou “Swallow the Tears” são representativas da forma como os Redemptus encaram a composição dos seus temas, pois não se trata aqui apenas de música, mas sim de transmissão de sensações e sentimentos. Nalguns momentos sentimos réstias de esperança, como se conseguíssemos colocar por breves segundos a cabeça fora de água, mas somos logo envolvidos na soturnidade que guia todo este “blackhearted”.
Independentemente dos gostos musicais de cada um, não há que negar que estamos perante um dos mais honestos e impactantes discos nacionais de 2021.