Barranco do Inferno é um filme realizado por Fábio Duque Francisco (aka Francis Venus, vocalista dos Tones of Rock) que irá estrear a 23 de maio nos Cinemas NOS (Alvaláxia em Lisboa, Alma em Coimbra e Alameda no Porto).
Este filme retrata uma banda de rock numa aventura improvável. Uma história que mistura música, drama e alguma comédia… Ingredientes a que o realizador não é alheio: “não escondo que tenho uma relação muito próxima e pessoal com a história… Muita gente vai ver o Barranco do Inferno e questionar-se se aquilo aconteceu mesmo. Vai ficar à imaginação de cada um.”
O filme mostra contextos bem familiares do nosso underground: salas meio vazias, músicos fracassados, falsas esperanças. Para além da participação no filme dos próprios Tones of Rock (incorporando a banda espanhola Pachacha del Monte) e dos Toxikull, na banda sonora deste Barranco do Inferno podem encontrar músicas dos Deserto, Affaire, Melodraw, My Enchantment e, obviamente, dos Tones of Rock. O novo single desta banda nacional – “Hell Ravine” – será lançado na banda sonora deste filme.
O ponto de partida do filme é o seguinte: a banda de glam rock “Animal Tones” decide gravar um videoclip no deserto, apesar da doença grave do vocalista (Fibrose Quística). O filme conta no elenco com Carolina Torres, Pedro Ferreira, Gonçalo Mendes, João Vilas e Guilherme Galhardo. Tem ainda a participação de Elmano Sancho, Quimbé e Miguel Lambertini, entre outros.
O filme fez a sua antestreia em 2023 no festival de Cinema FestIn, tendo Carolina Torres vencido o Prémio de Melhor Atriz. Fiquem com o apelo final do realizador: “para uma equipa que era totalmente virgem, esta oportunidade supera todas as nossas expectativas e projecções. É um filme de produção humilde. Não é para doutores intelectuais. É para sonhadores. É para todos aqueles que têm, tiveram ou gostavam de ter uma banda de garagem de m*rda. Venham espreitar.”