Estreia no Caminhos Metálicos de “Trauma”, o novo single e vídeo dos Aoidos e primeiro avanço para o álbum de estreia “Oizys” que será editado pela Nox Liberatio Records.

Neste “Trauma”, a banda de Coimbra mistura influências do black e death metal, sendo também a sua primeira música com letras em Português. Neste tema salienta-se o trabalho da pianista Erlkönig, que compôs uma bela peça para piano inspirada em Sergei Rachmaninoff e que se entrelaça perfeitamente com o trabalho intrincado de guitarra e vocais.

Segundo a banda, este tema é “um assalto aos sentidos com um pouco de alívio etéreo no meio. Esta música transforma “Trauma” num ser vivo e atormentador que se vê não como um opressor, mas como um protetor, um escudo entre a vítima e a verdadeira extensão do tragédias pelas quais passaram. “Trauma” parece a resposta mais fácil, esquecer, torcer as tragédias numa bola de papel e jogá-la pela proverbial janela, mais fácil do que enfrentar o que cicatriza e assusta o ser humano. Mas, no final das contas, “Trauma” é uma força irracional contra a qual não se pode argumentar e que controlará a vida de uma pessoa se não for controlada.”

Os Aoidos surgiram em 2018 com a pretensão de combinar o peso e o groove do death Metal com os ambientes sombrios e melodias cortantes de black metal.

Desde 2023 têm tido uma intensa atividade ao vivo, com datas em Portugal e em Espanha, destacando-se também a presença em festivais como Bajonca Rock Fest, Rock dos Romanos, Mosher Fest, Melena Fest Laurus Nobilis Music.

A formação dos Aoidos é a seguinte:

João Freitas – Guitarras e Voz
Ekid – Baixo e Voz
Pedro Miguel – Bateria
Ivo Resende – Guitarras
Erlkönig – Piano