Banner Top

Em 1985 foi editado pelos Xeque-Mate “Em Nome do Pai, do Filho e do Rock’n’Roll”, um disco que marcou a história do hard’n’heavy no nosso País. Entre as malhas intemporais deste registo surgia um verdadeiro hino ao espírito desbravador dos fãs de som pesado na altura: a “Filhos do Metal”.

Quase quarenta anos depois surge o reconhecimento da importância desta música com os Toxikull a gravarem uma versão da “Filhos do Metal” para o seu novo disco “Under the Southern Light”.

Segundo Lex Thunder (vocalista e guitarrista), “a ideia surgiu depois da nossa tourné ibérica com os miticos SDI, estávamos a voltar a Portugal pela Galiza e já andávamos a namorar a ideia de fazer um cover de Xeque-Mate há uns meses, e por acaso nesse preciso momento estávamos a ouvir o “Em nome do Pai, do Filho e do Rock n Roll”, e foi precisamente a passar aquela ponte muito bonita em direcção a Vigo que decidimos que essa cover simplesmente ia acontecer no próximo album que gravássemos. Lembro-me perfeitamente do momento. Estávamos na dúvida entre o “Ás do Volante” ou os “Filhos do Metal”, mas no fim como se pode ouvir no nosso disco ficou a “Filhos do Metal”.”

Pelo seu lado, o Michael Blade (guitarrista) ainda se recorda bem da primeira vez que escutou este tema: “Devia ter por volta de uns 16 anos e deparei-me com um vídeo no Youtube, com uma qualidade questionável diga-se, de uma banda chamada Xeque-Mate a atuar na RTP. Sendo eu um amante de toda a cultura da velha guarda do heavy metal, as correntes, o cabedal, a atitude, fiquei logo atraído pela quantidade de fumo que se encontrava em cima do palco em questão. Carreguei no thumbnail e atirei-me à aventura, posso dizer seguramente que tomei a decisão certa naquela tarde. Fiquei louco pela música, um autêntico hino, facilmente ao nível das melhores músicas de Judas Priest ou Dio, cantado em Português. Lembro-me de na altura ter ficado parvo com a ideia de que haviam bandas assim no nosso país à qual não se dava o devido reconhecimento, coisa que mais tarde notei ser um padrão. Entretanto, devo ter visto o vídeo umas quantas dezenas de vezes e a partir daí descobri o “Em Nome do Pai, do Filho e do Rock N’ Roll” que rodou interminavelmente nesses primeiros tempos de descoberta, e honestamente, ainda é um disco que continua a rodar muito regularmente por estas partes.”

Questionamos o Lex como foi a reação dos Xeque-Mate ao escutarem a sua versão: “Quando tivemos a primeira versão final da musica enviei logo ao pessoal dos Xeque-Mate para ter a sua aprovação e ver o que achavam e posso partilhar aqui as palavras do Xico: “Nem sabes a honra e o orgulho com a vossa fantástica versão, adorei, obrigado mesmo, nem sei o que dizer, as lágrimas caíram pela cara abaixo…” Esta reação é confirmada pelo próprio Xico Soares, vocalista dos Xeque-Mate: “Foi uma grande e boa surpresa, que nos deixou orgulhosos e honrados pela consideração e ainda mais surpreendidos quando ouvimos a versão final, está fantástica! Só temos que agradecer aos Toxikull.”

Indagado sobre os motivos que levaram a que este tema se tenha tornado tão emblemático para a carreira da banda e para a história do metal nacional, o Xico respondeu “É difícil acertar numa razão, e um recente e bom exemplo aconteceu no nosso último album “Não Consigo Manter a Fé “, em que apostamos num tema e a opção certa era outra, no entanto no caso dos “Filhos do Metal”, na minha opinião poderá ter sido em parte porque o heavy metal não foi bem visto e ouvido no passado como actualmente e que apesar de ainda não deixar de ser uma pequena elite, há uns anos atrás as coisas eram bem mais difíceis levando a uma maior aproximação entre o pessoal e a Filhos do Metal mantém viva essa ideia que somos diferentes .”

Este sábado no Bourbon Room do Porto, o Xico Soares irá cantar a “Filhos do Metal” com os Toxikull num dos concertos de apresentação do novo álbum desta banda. O vocalista dos Xeque-Mate revela-se sem palavras para este momento: “Nem sei o que dizer, mas tenho a certeza de uma coisa, para mim e para os Xeque-Mate vai ser um momento bastante emotivo que nos deixa com um enorme orgulho e que não iremos esquecer tão cedo, e aproveitar para dar um grande abraço aos Toxikull e desejar todo o sucesso para este novo disco, que eles bem merecem.”

Pelo seu lado, o Lex Thunder não esconde o peso da responsabilidade: “Estamos ansioso para pisar o palco com o Xico, é uma honra. Eu gosto muito de estar com o Xico, conheci-o pessoalmente em Abril de 2023 no backstage do Milagre Metaleiro e eu parecia um fã adolescente todo contente a falar com ele e pedir para tirar fotos com ele. Desde aí, sempre que nos vemos em festivais ficamos horas e horas à conversa. Será um prazer e uma grande responsabilidade tocar este hino com esta lenda.”

Os concertos de lançamento de “Under the Southern Light” decorrerão este fim-de-semana, com os Toxikull a terem, para além das bandas de abertura, alguns convidados:

  • 01.03. no RCA Club (Lisboa):  Filii Nigrantium Infernalium e Alpha Warhead. Convidados: Ben Stockwell e Josh Riot (Seventh Storm), Sienna Sally (Insvla) e Johnny Lee (Miss Lava).
  • 02.03 no Bourbon Room (Porto): Lyzzärd, Warout e Ladon Heads. Convidados: Xico Soares (Xeque-Mate) e Rui Alexandre (Terror Empire).