Texto: Paulo AC

Captação Vídeo: Paulo AC

Edição Vídeo: Carlos Guimarães

2024 está a ser um ano de grande atividade para os Enchantya, ano esse em que a banda liderada pela Rute Fevereiro comemora o vigésimo aniversario.

A banda continua a promoção de “Cerberus” o terceiro disco da banda lançado em 2023, tendo editado em abril deste ano o “Symphony of Cerberus” que nos transporta para as versões orquestrais dos temas que compõem o trabalho anterior.

Para o próximo dia 1 de Junho, no RCA Club em Lisboa, a banda está a preparar um concerto para assinalar os seus vinte anos de existência bem como o lançamento do “Symphony…” que promete superar a apresentação de “Cerberus” o ano passado em Carcavelos, e que incluirá diversas surpresas e alguns convidados.

No meio disto tudo a banda brindou os fãs com dois showcases acústicos: um no passado dia 27 de abril num evento cultural em Marvila e outro no passado sábado dia 4 de maio na Alma Danada – Cine incrível.

Ainda com algumas restrições é muito bom podermos voltar ao espaço do Cine Incrível que se recusa a desistir perante os problemas que tem atravessado.

A espectativa era muita em ver como soavam em acústico oito temas assentes nos dois últimos álbuns e ainda o single “Mother Hope”. A passagem para acústico acarreta vários desafios, diferentes dinâmicas sonoras, com a voz a ficar mais exposta. Sem os guturais a própria Rute confessou sentir alguma estranheza usando umas cábulas como uma espécie de “safety net”. Mesmo assim  não deixou de ter uma grande performance. No geral, o resultado foi muito bom, arranjos e a passagem para as guitarras acústicas muito bem conseguidos. Temas como “Deception”, “Existence” ou “Collective Souls” foram executados com grande mestria, num formato que realça quer as orquestrações do Pedro no piano (mesmo estando com uma lesão numa das mãos) ou o violino do Miguel Berkemeier que tem acompanhado a banda ao vivo.

A atuação contou também como convidada a Isabel Cavaco, a bonita voz dos Malignea, enriquecendo ainda mais os dois concertos onde se nota uma grande entrega dos elementos da banda. Esperemos que a banda volte a repetir este formato e até um registo do mesmo.

Após a atuação a banda juntou-se no palco para um convívio e responder a questões que timidamente alguns fãs colocaram sempre com uma alegria e boa disposição especialmente do “trio das cordas” na noite em que o guitarrista João pedro completava mais um aniversario.

Parabéns aos Enchantya que ao logo destes vinte anos têm colocado a fasquia cada vez mais alta.