Banner Top

Black Cross / Sonneillon – “Herético”

 

Data: Janeiro/2024

Edição: Larvae Records

Formato: Álbum Split

“Herético” é a convergência inesperada entre Black Cross e os Sonneillon, duas bandas que, embora consideravelmente diferentes no seu som, trilham os meandros mais obscuros guiadas pela escuridão mais profunda.

Se de um lado surgem os Black Cross, banda seminal da cena do Black Metal português nos anos 80, considerados por muitos como uma das bandas pioneiras e mais importantes do género no país, do outro temos os Sonneillon, considerada uma das principais bandas da cena black metal portuguesa da atualidade com mais de 15 anos de existência pontuados por mais de uma dúzia de lançamentos, incluindo álbuns, EP’s e splits, sempre no âmbito do Black Metal extremo de natureza satanista.

Este brilhante lançamento tem assim o melhor de duas épocas ou até de dois mundos dentro do género. Assim, os Black Cross incluem a sempre fantástica “Heavy Metal” (original de 1986 e agora regravada) e as inéditas “Necrofilia” e “Sob o Signo de Black Cross” gravadas exclusivamente e quanto aos Sonneillon apresentam a arrasadora “Do Antigo Céu Nocturno”, “Catacumba e Pestilência”, e a inédita “Mil Serpentes a Meus Pés”.

Naturalmente, para mim, os Black Cross são uma forte referência quando penso em bandas nacionais de black metal, mas ao ouvir este “Herético” e tendo conhecimento de trabalhos anteriores dos Sonneillon, percebo que o que não falta nesta proposta são motivos para a mesma fazer parte da coleção de qualquer apreciador destas sonoridades e acima de tudo ter num registo digital único, como referi inicialmente, o melhor de dois mundos!

Miguel Correia

Nota da Review: 8,5
Nota da Equipa: 7,6