Banner Top

Black Hill Cove – “Ex Tenebris Vita”

 

Data: Abril/2024

Edição: Raging Planet

Formato: Álbum

Como é a minha primeira review para Caminhos Metálicos, ainda não me conhecerão, mas se me conhecessem saberiam que adoro bandas que combinam sem medo múltiplos estilos no seu som, ou até mesmo, numa única faixa. Costumo ficar impressionada com a capacidade de exploração das bandas (quando bem feita) que descartam com entusiasmo qualquer pretensão de lealdade a um género. Dêem-me algo que desafie a minha capacidade de categorizar e é provável que já tenham automaticamente uma nova fã.

Os Black Hill Cove oferecem-nos uma fusão muito acertada de hardcore, groove e thrash metal. As duas primeiras faixas do seu novo álbum “Ex Tenebris Vita” impactam imediatamente o ouvinte, deixando claro o que a banda pode oferecer e, após elas, a primeira grande dose de groove surge na faixa “Eternal”. As faixas seguintes, “Warrior to the World” e “Another Step To The Sun”, confirmam a suspeita de que esta banda é fortemente influenciada por Machine Head. Nas melodias dos refrões haverá momentos em que duvidarás do que estás realmente a ouvir.

A partir daqui, o álbum mantém uma uniformidade no estilo das faixas seguintes, o que acaba por provocar uma sensação de monotonia. Musicalmente, “Ex Tenebris Vita” é um álbum sólido, embora nem sempre dinâmico.

As faixas finais são “You”, que contrasta com tudo o anterior e onde também o registo vocal muda drasticamente, e “Enquanto a Terra Chora”, a única faixa com título em português, mas completamente instrumental.

Os Black Hill Cove fizeram um excelente trabalho ao criar um álbum fácil de ouvir sem comprometer a composição, repleto de ideias sólidas e com uma execução enérgica. “Ex Tenebris Vita” sente-se assim como uma magnífica declaração de intenções por parte da banda.

Noelia Alvariño

Nota da Review: 8,5
Nota da Equipa: 8,3

Outras Reviews: