Banner Top

Dark Oath – “Ages of Man”

 

Data: Janeiro/2024

Edição: Autor

Formato: Álbum

Com “Ages of Man” os Dark Oath regressam aos álbuns, oito anos depois do aclamado “When Fire Engulfs the Earth”. E valeu bem a pena a espera pois este disco está já na fila da frente para o melhor do ano. Mantendo a base do death metal melódico que os caracteriza, os Dark Oath deram neste trabalho um longo passo em frente, tornando a sua sonoridade mais orquestral e imponente.

O tema de abertura “Gold I (Dawn of Time)” conquista-nos imediatamente com a sua intensidade e uma linha melódica que fica no ouvido. Logo aqui também percebemos musicalmente o conceito lírico em que está assente esta obra, as cinco eras do Homem preconizadas pelo poeta grego Hesíodo na sua obra “Érga kaì Hēmérai”. Daqui surgem os títulos dos temas deste disco divididos entre Gold, Silver, Bronze, Heroic e Iron. Ao longo deste “Ages of Man” vamos sendo surpreendidos com a maturidade de temas como “Silver I”, “Bronze I”  e “Iron” (este com a participação vocal do italiano Paolo Rossi, agora ex-Fleshgod Apocalypse) ou com a pujança de malhas como “Bronze II” e “Heroic II”.

O trabalho das orquestrações realizado pelo guitarrista Joel Martins deve ter sido penoso e longo mas deu os seus frutos, catapultando a sonoridade dos Dark Oath para um patamar distintivo e, na minha opinião, superior. De destacar ainda a voz da Sara Leitão que tem a característica de, mesmo cantando em gutural, criar melodia nas suas linhas vocais e de manter, à falta de melhor expressão, a sua feminilidade.

Concluindo, com este “Ages of Man” os Dark Oath confirmam e suplantam todas as expetativas criadas em torno deles e desconfio que em breve os teremos em merecidos palcos internacionais.

Carlos Guimarães

Nota da Review: 8,5
Nota da Equipa: 8,5

YouTube player