Banner Top

Zurrapa – “Manual de Incitação a uma Vida Boçal”

 

Data: Março/2024

Edição: Autor

Formato: Álbum

“Manual para uma Vida Boçal” é o mais recente álbum da banda portuguesa Zurrapa, conhecida pelo seu punk rock irreverente e energético. Neste disco, o trio viseense continua a misturar humor e crítica social com músicas simples, mas cativantes e não será difícil adivinhar que algumas delas ficarão no repertório ao vivo do grupo durante muito tempo.

A intro deste disco devia ser ouvido obrigatoriamente nas aulas de Educação para a Cidadania de todas as escolas do País e aparecer pelo menos vinte vezes por hora no feed das redes sociais de alguns. A “Lá Lá Lá” que se segue reflete exatamente o que lemos no mundo das redes sociais em que vivemos, algo que nos pode levar a “Beber Pra Esquecer”. Os Zurrapa abordam a recente situação política em “Lítio”, mas logo a seguir dizem ao que vêm: “Queremos uma festa punk”. Num País onde somos “Governados por Cabrões” a solução é mesmo “Live Fast, Die Drunk”, o único tema cantado em inglês e diretamente inspirado musical e liricamente em Motörhead. Nos restantes temas deste disco destacam-se a animada “Kiss Kiss Banga Banga”, a “Sem Saia nem Soutiem” e para terminar “A Valsinha do Pilota”.

Os Zurrapa continuam a abordar a banalidade do quotidiano, a crítica ao conformismo e a celebração do espírito boémio. As letras são um dos pontos fortes do álbum, conseguindo ser provocativas e divertidas ao mesmo tempo. Relativamente à produção do disco esta reflete o espírito “Live” que a banda tem com uma mistura final que poderá soar estranha a alguns ouvidos.

O disco vale bem a pena ser ouvido mas o melhor conselho é mesmo verem Zurrapa ao vivo!

Carlos Guimarães

Nota da Review: 7,5
Nota da Equipa: 7,3